Cursos disponíveis

O curso visa oferecer mecanismos introdutórios de gestão dos acervos culturais sacros em suporte papel presentes nos templos católicos, tomando a prática sistemática do inventário como central neste processo de conhecimento e preservação. 

O curso visa apresentar aspectos históricos, conceituais e legais das políticas de preservação de bens culturais; organização e racionalização dos usos dos espaços funcionais de edifícios sacros; planejamento das atividades de conservação preventiva de objetos, alfaias, estruturas e edificações; identificação e diagnóstico dos artefatos, manufaturas e estruturas construtivas sacros para rotinas de limpeza e manutenção; especificação de produtos adequados para emprego regular na conservação de estruturas e superfícies arquitetônicas; protocolos específicos de combate a xilófagos, umidade em alvenarias e vandalismos. 

O minicurso visa a apresentação da Arte Sacra Brasileira de matriz católica mais representativa dos santuários, edifícios, objetos, imagens, etc. nos cinco séculos desde os primórdios da colonização até o final do século XX. O curso será estruturado, em seu conteúdo, pela ordem cronológica secular das manifestações e realizações por todo o território brasileiro. Pretende-se também abordar os principais artistas, oficinas e referências culturais que articulam a Arte Sacra Católica produzida no Brasil com o contexto internacional.

Entre as manifestações artísticas, a arte produzida e influenciada pelo catolicismo configura-se como uma das mais plurais e longevas ao longo da história. Estes bens, presentes na forma de imaginária, alfaias litúrgicas, pratarias, têxteis, mobiliários, documentos manuscritos e impressos, fotografias, pinturas, jornais e periódicos, entre outros, dialogam não só com a história do catolicismo em um local ou região, mas com a história do Brasil de um modo geral, o que, por si só, justifica a sua preservação. O minicurso visa oferecer mecanismos de gestão dos acervos culturais sacros presentes nos templos católicos, tomando a prática sistemática do inventário como central neste processo de conhecimento e preservação.

 


O curso visa apresentar elementos em torno da conservação de obras em suporte gesso, indicando caminhos em torno do histórico da utilização do gesso na criação artística e na arte sacra; da identificação das principais técnicas decoração; os processos de conservação preventiva; da elaboração ficha técnica e documentação relativa a processos; da análise de patologias e identificação de possíveis processos de degradação. Apresenta-se, ainda, estudos de caso de processos de intervenção restaurativa.

O minicurso busca apresentar reflexões sobre os conceitos básicos que devem nortear toda concepção e/ou intervenção no espaço de celebração cristão católico, tendo como base, fonte e inspiração, a tradição das primeiras comunidades cristãs do primeiro milênio, as sagradas escrituras, a herança do Movimento Litúrgico e os documentos da Igreja, com especial deferência à constituição Sacrosanctum Concilium (Concílio Ecumênico Vaticano II).